sábado, 11 de agosto de 2012

Ensino a Distancia (EaD)


 

                                                               Ensino a Distancia (EaD) 
     Atualmente vivemos em uma sociedade que exige aprendizagem permanente.  É indiscutível a necessidade de reciclagem profissional, sendo esta a exigência de um mercado complexo, flexível, mutável e imprescindível, junto a um ritmo acelerado de mudanças, impondo-nos a atualização permanente. Hoje em dia as tecnologias estão distribuindo todo esse saber, porém, são indispensáveis novas maneiras de alfabetização (literária, gráfica, informática, inclusiva, tecnológica, etc.). No século XX  a internet indiscutivelmente foi responsável por  grandes avanços,  junto a ela veio uma maior facilidade, praticidade e velocidade para a comunicação  e obtenção de informações  contribuindo assim para o desenvolvimento  da humanidade. Hoje em dia a internet é ainda mais abrangente e está intimamente ligada às universidades, ao Ensino a Distância (EAD) e a aprendizagem, pois auxilia desde o aceso ás páginas comuns, assim como também  aos cursos de treinamento e aperfeiçoamento. Quando usada como ferramenta no ensino de pessoas com necessidades intelectuais, além de promover a inclusão do individuo no mercado de trabalho, ainda facilita a socialização do mesmo, pois a comunicação pode ser feita sem a necessidade de  locomoção do individuo até a instituição de ensino.
    De acordo com SILVA (2000), o Ensino a Distância (EAD) é uma alternativa bastante viável, pois as extensões territoriais e as dificuldades no acesso a escola tradicional impedem os alunos de frequentar os cursos presenciais  A internet tem se intensificado como nova alternativa para o ensino a distância. Ela tem em si todos os recursos utilizados anteriormente ao seu uso, e por este motivo, alem de outros como o custo, tempo, limitação de alunos, se populariza entre instituições de ensino.
    Segundo o Ministério das comunicações, a meta é até 2014 ter 90 milhões de acessos individuais de banda larga no país. Deste total, 30 milhões serão fixos, urbanos e rurais, em domicílios, propriedades, empresas e cooperativas. A maior parte, 60 milhões, será de banda larga móvel. Isto representa alcançar um nível de teledensidade próximo de 50 acessos por 100 domicílios (em aceso fixos banda larga), ou 45 acessos por 100 habitantes (acessos fixos e móveis em banda larga) no total.  
     No ensino a distancia a interatividade não fica restrita ao limite físico da sala e ao tempo que o aluno lá permanece. Existe também a possibilidade de determinação pelo aluno de seu ritmo de aprendizagem, o que faz com que ele tenha papel ativo sobre o ritmo e necessidades de desenvolvimento.                             
     O EAD, proporciona flexibilidade atendendo a esta nova geração engajada à sociedade da informação, e esta tecnologia proporciona o desenvolvimento, aprendizagem e atualização de forma inovadora, a pessoas que antes tinham pouca ou quase nenhuma possibilidade de estudar em um curso superior.                  
     No Brasil temos Três modelos principais de EAD no Ensino Superior, com  algumas variáveis e combinações: o modelo teleaula, o modelo videoaula, e o modelo Web.
     Ao definir a internet, José Manuel Moran, especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância  ECA.USP(2002),  a caracteriza como um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informação e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da world wide Web, e a infra estrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos, e é usada mundialmente (em torno de 1,1 bilhão de pessoas), segundo dados de março de 2007.



5 comentários:

  1. Olá Rosa, segue o link do meu blog. Estou fazendo o mesmo curso. http://eadbrasileducacaoadistancia.blogspot.com.br/

    ABraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Fernanda
      Gracias pela Resposta, espero que possamos nos ajudar.
      Realmente em EaD, temos que correr atrás e mais dificil que no presencial.

      Excluir
    2. Também estou achando muito difícil Rosa.. vamos tentar!!! bjs

      Excluir
  2. Na modalidade educacional EaD, o aluno tem contato com todo o material e vídeo-aula no ambiente virtual, AVA, podendo desta forma, fazer o seu próprio horário de estudo, mais ao mesmo tempo, sempre tendo o apoio do seu Tutor, pois, diferentemente da Educação Presencial, você conversa com o seu Tutor sempre que aparecer a dúvida em chat, e-mails. Dessa forma, acabamos tirando mais dúvidas, além de contarmos com o acesso e todo o material disponível pela Internet para consulta, informação e aprimoração do nosso conhecimento.

    ResponderExcluir